Já reparou na azáfama que anda para os lados de Vila do Conde?
Nota que muitos dos seus cidadãos se parecem refugiar em casas específicas, especialmente à noite, e todos parecem guardar um grande segredo?
Tudo isto... porque se prepara uma das mais bonitas procissões do Norte!
Assim, Quinta-feira, dia 11 de Junho irá realizar-se em Vila do Conde a tradicional procissão 'CORPUS CHRISTI'. Esta procissão, muito aclamada na região, tem lugar todos os anos, no entanto uma particulariedade a destaca - a cada 4 anos as ruas cobrem-se de lindos tapetes de flores, incansavelmente imaginados e criados pelos seus muitos cidadãos, que num momento de total colaboração, se voluntariam para fazer deste, um dia inesquecível para os seus muitos visitantes.
Arranjar as flores, separá-las por cores, desfolha-las, etc, etc, etc. Todos os voluntários são bem-vindos e podem contar, não só com muito trabalho, mas principalmente com simpatia, horas bem passadas, boas conversas, sorrisos... basta procurar nas janelas das casas do Centro Histórico, pelo indicação 'Desfolhada', entrar e ajudar.
A noite de Quarta para Quinta-feira irá ser mais intensa, uma vez que as Comissões de Moradores estarão a transformar as pétalas das flores e verdes, em lindos desenhos, que formarão fabulosos tapetes.
Faça parte deste evento, colabore e não se esqueça que todos são bem-vindos!
Ufa! A azáfama na desfolhada, este fim-de-semana, foi tão grande que só hoje reparei que estava este artigo do blogue. Estivemos os dois dias sempre a trabalhar – manhã, tarde e noite –, no sábado até às duas da madrugada e ontem até à uma. Apenas tive tempo para ver a segunda parte do jogo da selecção e dar uma voltinha de 60 km em BTT, ontem de manhã, para localizar flores (hi hi hi…).
ResponderEliminarO cansaço físico já é grande – hoje custou-me levantar –, mas o tempo escasseia; e logo á noite lá estarei outra vez. No entanto, o trabalho é reconfortante: por estarmos a ajudar numa tradição; pelo convívio; e porque, em alguns momentos, se transformou num bom exercício meditativo, libertador da mente. No sábado tudo terminou com uma patuscada – com salgadinhos e bolo – oferecida por um participante que é cozinheiro reformado. Estava delicioso.
Cada vez mais a ajuda é importante. Todas as mãos, literalmente, são bem vindas. Estou a participar no tapete do largo Dr. Cunha Reis, perto marina e da nau. Estamos a trabalhar no edifício do antigo Convento do Carmo, junto à PSP de Vila do Conde. É a entrada do lado do lago, nos serviços da Câmara Municipal (antigo Registo Civil, onde se tiravam os BI).
Fico à espera de todos.
Socorro! Estamos atulhados de flores para desfolhar. Necessitamos de toda a ajuda possível. Aguardo por todos logo à noite. Levem tesouras…
ResponderEliminarDeu um trabalhão
ResponderEliminarParabéns! As fotos deixaram-me boquiaberta! Fizeram um trabalho fantástico!
ResponderEliminar